fbpx

A ansiedade  e a depressão são consideradas os males do século. Ambas estão intimamente ligadas e podem ocasionar muitos outros transtornos, problemas de saúde e até a morte.

 

O Brasil é considerado um dos países com o maior número de casos desses transtornos, no entanto, mesmo que a ansiedade seja considerada um bicho de 7 cabeças, seu controle não é tão misterioso, porque tem muito a ver com o autoconhecimento.

 

Existem várias formas para diminuir e afastar a ansiedade. A seguir você confere 10 maneiras de controlar esse mal e, ao mesmo tempo, repensar certos aspectos da vida.

 

 

1.  ELIMINE PREOCUPAÇÕES DESNECESSÁRIAS

A preocupação até certo nível é algo normal e esperado, em outras palavras, ela é um mecanismo de defesa para nossa proteção.

 

O ideal é que você use as preocupações de forma construtiva para te ajudar a planejar melhor as coisas, mas nunca deixar que elas sejam seus pensamentos predominantes.

 

Toda vez que se pegar preocupado com alguma coisa, pergunte a si mesmo: eu posso mudar isso Agora? Se sim, planeje a mudança no menor espaço de tempo possível.

 

Se não, livre-se desse pensamento e foque em outro que possa influenciar as mudanças necessárias começarem ainda hoje.

 

Algumas coisas estão fora do seu controle, portanto, concentrar sua preocupação é perda de tempo, energia e criatividade.

 

 

2. TENTE SORRIR MAIS

Sempre busque estampar um sorriso no rosto, mesmo que seja bem leve e diante de um problema. O sistema nervoso capta esse pequeno gesto como uma informação de segurança e relaxamento, isso poderá desacelerar sua mente.

 

Não existe um sorriso ou uma gargalhada espontânea sem o acompanhamento de boas sensações, de uma postura descontraída e relaxada.

 

Então, mesmo que você force um sorriso num momento de estresse e ansiedade, essa ação pode “enganar” o seu cérebro e, aos poucos, alterar o seu estado.

 

A mente tem poder sobre o corpo, assim como o corpo tem poder sobre a mente. A Programação Neuro Linguística (PNL) é uma ciência que estuda como o ser humano, o cérebro e a mente interagem. 

 

Ela diz que é possível alterar o estado emocional, negativo e limitado, modificando sua postura, mantendo-se mais ereto, mais inclinado, pronto para encarar os problemas, demonstrar a si mesmo que está no controle de sua vida.

 

Alie ao seu sorriso, uma postura dominante e de coragem, e o efeito será muito mais eficaz. Pode até duvidar, mas se experimentar praticar esse método, pouco convencional, vai perceber que funciona.

 

Conheça o programa: CONTROLAR ANSIEDADE

e vença esse mal em 8 semanas

Acesse aqui

 

 

3. RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Normalmente respiramos de forma automática sem a preocupação com os movimentos, e no decorrer de nossas vidas, deixamos de respirar com qualidade.

 

Na respiração corriqueira, normalmente elevamos somente o tórax e negligenciamos o abdome.

 

Neste caso, os pulmões não são efetivamente utilizados, e menos oxigênio é consumido. Isso pode resultar vários problemas, como dores de cabeça, estresse e distúrbios como a própria ansiedade.

 

O Diafragma é um músculo que separa o tórax do abdome. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.

 

Já foi provado cientificamente que a respiração diafragmática, conhecida também como: respiração abdominal, estimula, automaticamente, o nosso sistema nervoso parassimpático.

 

Esse sistema é responsável por ações que permitem desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, da adrenalina entre outros.

 

Utilizando o Diafragma na respiração, o abdome tende a subir mais do que o tórax, porém, ambas as partes são movimentadas, permitindo que os pulmões se encham mais, aumentando o fluxo de oxigênio beneficiando todo o organismo.

 

O Estresse e crises de ansiedade são aliviados com a prática desse método de respiração que deve ser considerada a maneira correta de respirar.

 

É necessário mencionar que o oxigênio é o “alimento” mais importante do organismo. 

 

O ser Humano suporta ficar cerca de 30 dias sem ingerir alimentos e 5 dias sem água, mas experimente ficar 5 minutos sem oxigênio.

 

Você não precisa se preocupar, no entanto, em manter essa respiração regrada durante o dia todo, basta que você crie um hábito, reservando pelo menos, 2 momentos do dia para algumas sessões.

 

Encontre um local que você se sinta tranquilo(a), podendo ser em sua cama, sentado numa cadeira ou sofá.

 

Faça isso de manhã antes de se levantar, e a noite antes de dormir. É ideal que faça isso todos os dias até se tornar realmente um hábito.

 

Durante o exercício, mantenha as duas mãos em cima do abdômen e os olhos fechados para que nada retire sua atenção, mas foque exclusivamente na respiração e no momento presente.

 

1- Inspire o ar sentindo o abdômen subir;

2- Com os pulmões cheios, segure o ar por 3 segundos;

3- Solte o ar suavemente;

4- Segure os pulmões vazios por mais 3 segundos;

5- inspire novamente e repita procedimento pelo menos 10 vezes.

 

Faça isso de manhã e a noite. Com isso sua semana pode se tornar menos estressante e com menos ansiedades.

 

 

4. EVITE ASSUNTOS NEGATIVOS

Se você começar a prestar a atenção para as conversas ao redor, irá perceber que quase todas se iniciam com algum comentário negativo: O tempo está feio hoje, esse ônibus demora muito, esse negócio está caro.

 

Fazemos isso o tempo todo e nem percebemos, pois é um comportamento inconsciente que, muitas vezes, é causado pela busca de aprovação do próximo.

 

Você acaba fazendo um comentário óbvio sobre algo negativo para que alguém concorde, depois disso se torna mais fácil puxar outros assuntos e, quem sabe, algo bom possa surgir.

 

Nas redes sociais é a mesma coisa. A quantidade de mensagens negativas referente aos mais diversos assuntos é impressionante.

 

Não seria mais interessante mudar esse padrão e começar a puxar assunto com pessoas estranhas ou nas redes sociais, com algo positivo, algo que traga melhores sensações para você e aos demais ?

 

Provavelmente muitas pessoas estranhariam esse comportamento, mas você não deve se preocupar com isso, a prioridade é sentir-se bem e causar o mesmo a quem estiver ao redor.

 

Se afaste das notícias ruins, de conteúdos ou postagens negativas, das reclamações, de tudo que pode te causar novas preocupações.

 

A ideia não é fugir da realidade, porque sabemos que muitas coisas ruins acontecem o tempo todo, no entanto, as boas também estão acontecendo, tente se manter conectado a essas.

 

 

5. MANTENHA SUA MENTE NO PRESENTE

Nossa mente produz milhares de pensamentos por dia, muitos deles são automáticos, baseados em coisas que já se foram, em coisas que ainda estão por vir ou que jamais ocorrerão.

 

Mesmo sabendo que não podemos mudar o passado, insistimos em voltar lá e imaginar um cenário diferente sobre algum evento, pensar que poderia ter feito algo diferente.

 

Da mesma forma, mantemos, por muito tempo, nossas mentes ligadas ao futuro, com o que temos que fazer daqui a alguns dias, com as tarefas do trabalho mesmo antes de chagar nele, com o próximo ano e por aí vai.

 

Lembre-se também, que não podemos tocar o futuro, portanto, sofrer antecipado é inútil e pode agravar o estado de ansiedade.

 

Seu futuro será fruto do que está fazendo no presente, portanto, tente se manter no “Agora“. Planeje suas tarefas, mas as execute com a mente no presente.

 

Não é, necessariamente, prejudicial pensar no passado ou no futuro, o problema é deixar que os pensamentos aleatórios e automáticos controlem o seu estado emocional.

 

Você precisa pensar no futuro ou no passado de uma maneira proposital, quando julgar necessário, tendo o controle de cada um deles.

 

Muitas pessoas são adeptas da meditação, uma prática que pode ajudar na concentração, no descanso cerebral e te trazer de volta ao presente.

 

Hoje ela tem um grande respaldo científico, mas se você não sabe, ou simplesmente não gosta, existem muitas outras ações simples que ajudam a voltar ao momento presente.

 

Quando estamos naquela loucura, descontrole mental, e cheio de preocupações, o corpo logo entra em estado de tensão.

 

É necessário ter o hábito de prestar atenção em seus pensamentos, e no estado do seu corpo, pois ele sempre te avisa que algo está errado.

 

Quando perceber isso, é um bom momento de colocar a respiração diafragmática em prática, e tentar relaxar seus ombros fazendo massagens em você mesmo.

 

Se estiver caminhando, tente relaxar a mente olhando ao redor, prestando atenção ao vento batendo em seu rosto e nas mãos, nos pássaros cantando, no som da cidade caso esteja num lugar agitado, ou em sua própria respiração.

 

Existem muitas coisas ao redor para focar a sua atenção e afastar certos pensamentos, acredite, isso te faz sentir mais vivo porque é algo que não costumamos fazer de maneira consciente.

 

A vida passa e não percebemos coisas simples ao redor.

 

 

6. NÃO SE PREOCUPE COM O QUE PENSAM DE VOCÊ

Esse tipo de preocupação pode impedir a realização de seus desejos, desde coisas pequenas do dia a dia, até grandes objetivos e, além disso, agravar o estado da ansiedade.

 

Quando pensa muito em fazer algo, mas fica imaginando qual seria a opinião das pessoas e sofrendo antecipado, você pode acabar desistindo. Isso pode te causar muitas frustrações e tristeza.

 

Talvez você já tenha desejado começar um negócio novo, ir para uma festa vestindo tal roupa, gravar um vídeo e postar no youtube, mas não fez por receio do que as pessoas pensariam.

 

O receio das opiniões alheias te impede de ser você mesmo(a) e bloqueia suas realizações. É Necessário se sentir livre disso e saber que seus objetivos dizem respeito primeiramente a si mesmo.

 

Livre-se da sensação de ter que provar algo para as pessoas.

 

 

7. NÃO SE COMPARE AOS OUTROS

Caso você tenha o costume de comparar suas conquistas com as dos demais, essa sem dúvida está entre as suas principais razões para as crises de ansiedade.

 

Basta passar alguns momentos numa rede social vendo as fotos das noitadas, das viagens, dos lazeres, enfim, “as vidas editadas” dos seus amigos.

 

Será inevitável a sensação de comparação surgir, mudando, completamente, seu estado emocional, mesmo que você pratique diversas maneiras de controlar sua ansiedade.

 

É necessário ter consciência desses pensamentos, abandonar a ideia de que a vida precisa ser uma eterna disputa, em que todos são seus concorrentes, e precisa, desesperadamente, ser melhor ou igual a alguém.

 

Nossa cultura acaba sempre estimulando esse instinto competitivo, entretanto, você não deve se preocupar com isso, mas praticar o amor-próprio e auto confiança.

 

Lembre-se que, na verdade, a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo(a), se não buscar seu desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento, estará sempre se sentindo perdido.

 

Você já deve ter se cansado de ouvir isso, mas não negligencie dessa vez.

 

 

8. EXERCITE SEU CORPO

É impossível recomendar maneiras de controlar e afastar a ansiedade sem mencionar a importância dos exercícios físicos. Esta é uma maneira muito eficaz para essa finalidade.

 

O exercício físico gera energia, liberação hormonal ligada à sensação de bem-estar, felicidade e prazer, sensações estas que se contrapõem a ansiedade.

 

Ao final de uma atividade física há, sempre, o alívio do estresse e uma sensação de cansaço físico que faz, naturalmente, o corpo precisar de descanso e recuperação.

 

Isso pode te proporcionar uma noite de sono mais profunda, o que, também, é um bom remédio para a ansiedade.

 

O nosso corpo foi feito para se movimentar. Então é importante que você reserve um tempo para alguma atividade física.

 

Não precisa ser necessariamente numa academia, mas pode ser algo que você goste de fazer, como: sair para dançar, correr, andar de Bike etc, no entanto, é necessário que seja um hábito para que tenha efeitos positivos.

 

 

9. PASSE ALGUM TEMPO COM SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Esse passo é válido, principalmente, se o seu animal for um cão.  Ele sempre fica alegre e saltitante quando você chega em casa após algum tempo de ausência, e quanto mais da atenção, mais ele fica literalmente, doidão.

 

O cérebro dos cães produzem uma quantidade de ocitocina muito maior do que a dos serem humanos.

 

Ocitocina é o hormônio ligado aos sentimentos de amor, fidelidade e afeto, pode ser estimulado com o toque, aperto ou abraços.

 

A empolgação do seu animal pode te proporcionar momentos prazerosos e, enquanto você o afaga, o estímulo aumenta, e os benefícios são mútuos.

 

 

10. SEJA ORGANIZADO

É comprovado cientificamente que o ambiente pode influenciar sensações e pensamentos em nossas mentes.

 

Manter bem organizados o seu lar ou ambientes de trabalho pode te ajudar a ter uma mente mais tranquila e mais produtiva.

 

A desorganização leva a uma desconexão da realidade e, à medida que você se desconecta, a mente fica mais ansiosa.

 

O simples hábito de iniciar o dia arrumando sua cama, organizando tudo em seu devido lugar, com paciência, já é um bom começo.

 

Outra prática poderosa é anotar num caderno ou agenda, suas metas, tarefas diárias ou preocupações.

 

A ideia é ter clareza dos seus anseios, saber o que realmente você quer, a curto, média e longo prazo, e assim, definir datas para as realizações, e até o momento certo para se preocupar com cada uma.

 

Quando seus planos estiverem no papel, terá o tempo certo para se ocupar com cada coisa.

 

Aquela ansiedade baseada na confusão, indecisão e na sensação de não saber como nem quando começar, já não vai mais fazer parte da sua vida.

 

 

 


Everton Bonfá

Everton possui formação tecnológica e é fascinado pela mente humana. Tem dedicado seu tempo para disponibilizar conteúdos com base nos estudos e pesquisas que têm lhe ajudado a se tornar um ser humano melhor.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *