Chris Gardner é um empresário, norte-americano, de sucesso e CEO da Gardner Rich & Co localizada em Chicago.
Nascido em 9 de fevereiro de 1954 na cidade de Milwaukee localizada no Estado de Wisconsin. Seu nome completo é Christopher Paul Gardner.
1.INFÂNCIA
Apesar de ser bem-sucedido hoje, teve uma infância muito difícil, pobre, sem o convívio do pai e com sua mãe sofrendo violência do padrasto alcoólatra.
Chris conta que sua mãe, Bettye Jean, apesar da vida difícil, tinha uma mente positiva e costumava dizer a ele, quando criança, que poderia ser o que quiser.
“Minha mãe disse certa vez: se você quer fazer parte de um time, vá à academia, mas se você quiser ter o seu próprio time, vá à biblioteca. Eu tinha 16 anos quando ela me explicou a vida dessa forma”.
2. FASE ADULTA
A fase adulta não foi nada fácil. Trabalhava, com sua mulher, vendendo equipamentos hospitalares. Mais tarde, passou a ser pressionado a conseguir um emprego melhor que pudesse pagar as contas atrasadas da família.
Nesse meio tempo, teve contato com um corretor da Bolsa de Valores. Ele viu um homem numa Ferrari vermelha procurando vaga num estacionamento no centro da cidade.
Perguntou a ele: o que você faz e como faz? O dono da Ferrari disse que vendia ações e faturava US$ 80 mil por mês (hoje equivalente a cerca de 280 mil)
“Naquele momento tomei duas decisões: entrar no negócio de ações e futuramente comprar uma Ferrari”, conta Gardner.
3. O FILME
A vida adulta de Chris é retratada no livro e no filme de mesmo nome (À procura da felicidade).
O filme foi lançado, no Brasil, em 2007 e estrelado por Will Smith interpretando Chris Gardner, o que rendeu, ao ator, uma segunda indicação ao Oscar.
O filme retrata muito bem a luta de Chris, mas alguns detalhes foram modificados ou não mencionados.
Os motivos pelos quais Chris foi preso pouco tempo antes de conseguir um estágio na DWR, não foram apenas pelas multas por deixar seu carro em qualquer lugar durante sua tentativa de entrar corretora de valores, mas por uma denúncia de sua mulher por maus tratos. Fato negado por Chris.
Outro detalhe modificado no filme, foi a idade de seu filho, Chris Jr, que tinha pouco mais de 1 ano de idade na época que foi abandonado pela mulher. Isso nos faz imaginar que as dificuldades foram, ainda, piores que as retratadas.
4. SUPERAÇÃO
Depois de ter ficado 10 dias na cadeia e ter sido abandonado pela esposa, Chris passou a dividir sua dedicação pelo programa de estágio da DWR e os cuidados de seu filho.
A remuneração era baixa, suficiente apenas para manter Chris Jr. em uma creche enquanto ele trabalhava.
Então, sem um teto, passou a dormir com o filho em abrigos de igrejas, bancos de praças e banheiros públicos nas estações de trem.
Em meio às humilhações, tristezas e decepções, Chris nunca se esqueceu das palavras de sua mãe, manteve a fé e persistência. Então as coisas começaram a dar certo.
Após o estágio, Gardner foi contratado e obteve licença para operar oficialmente na Bolsa de Valores. Depois, conseguiu um emprego, melhor, na conceituada firma Bear, Stearns & Company.
Em 1987, tornou-se empresário independente e abriu a própria companhia, a Gardner Rich. Hoje, Gardner possui uma fortuna de cerca de US$ 600 milhões.
Em 2012, com a morte da sua mulher, aos 55 anos, vítima de um câncer, Gardner resolveu se reinventar.
A perda o fez reavaliar a vida e, depois de três décadas de muito sucesso no mercado financeiro, ele resolveu mudar completamente de carreira para autor de livros e palestrante motivacional.
Chris Gardner nunca parou. É um grande exemplo de superação e persistência. Prova de que não importa o que estamos passando. A fé é necessária, e quanto mais tempo você resistir às dificuldades, maior será a recompensa.
0 comentário