fbpx

A quantidade de pessoas que sofrem em silêncio é enorme. Muitos demoram para aceitar essa realidade em suas vidas e procurar ajuda profissional. Alguns têm receio de admitir, o fato, pois uma parcela da sociedade ainda julga como “frescura” ou algo do tipo.

 

 

1. OS TRANSTORNOS DA DEPRESSÃO

Depressão é real e traz problemas muito além da vida pessoal do indivíduo, porque afeta as demais pessoas, ambientes, o seu trabalho entre outros.

 

A pessoa com Depressão dorme mal, se alimenta mal, perde o ânimo, sua criatividade é afetada e todas essas coisas podem causar uma grande perda de desempenho nas atividades pessoais e profissionais.

 

Amizades muitas vezes são perdidas, porque quem sofre com depressão acaba se distanciando, o contato com a família e amigos vai ficando mais raro e as oscilações de humor vão afastando as pessoas.

 

Muitas empresas estão sendo afetadas pelo baixo desempenho, por afastamento ou pela licença médica das pessoas.

 

 

2. A DEPRESSÃO E A TRISTEZA

A tristeza é a emoção da perda. Sendo, de alguma forma, útil como um aviso que precisamos preservar e dar mais atenção àquilo que é importante para nós.

 

É um sentimento que faz parte da vida e que serve para nos proteger e nos ensinar.

 

Você pode sentir tristeza na perda do seu animal de estimação, pessoa que se ama, perder uma grande oportunidade, objeto de valor e etc, mas ela é sempre passageira. 

 

Depressão é um problema crônico onde existe um grande acumulo de tristezas, muitas vezes, ligadas ao passado.

 

Podendo ser identificada por diversos sintomas como: falta de ânimo, ansiedade, perdas de interesses em coisas anteriormente agradáveis, ausência ou excesso de sono.

 

O acumulo de tristezas, não resolvidas, causa a descrença da possibilidade da melhora, destruição de perspectivas, sensação de prisão e, por fim, se transforma na depressão.

 

Pessoas tímidas podem desenvolver depressão por terem dificuldade de interagir e criar conexões com indivíduos, o que causa uma sensação de solidão, e a vida vai perdendo o sentido.

 

 

3. O QUE É PNL (Programação Neuro Linguística)?

PNL ou Programação Neuro Linguística é uma ciência que estuda os padrões de comportamentos Humanos, influenciados de formas cognitivas com a conexão entre os processos neurológicos (“neuro”) e linguagem (“linguística”).

 

Esses comportamentos são conjuntos de hábitos e crenças que são, literalmente, programações mentais adquiridas com a experiência e que tomam o controle de nossas vidas influenciando os resultados.

 

A PNL foi criada na Califórnia, EUAna década de 1970, e possui um conjunto de ferramentas, técnicas de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia.

 

Ela propõe uma intervenção da estrutura comportamental das pessoas para que seja remodelada, de modo a trazer um resultado específico esperado.

 

A Programação Neuro Linguística nos ajuda a fazer uma nova leitura dos fatos. Tudo depende de como estamos observando as coisas ao redor e de onde está o nosso foco, nos problemas, nas dificuldades, ou nas oportunidades e metas?

 

A frase: “O mapa não é o território”, é um dos principais pressupostos da PNL, significa que suas ideias a respeito do mundo, sua percepção das coisas não são totalmente verdadeiras porque a realidade é diferente para cada indivíduo.

 

A maioria das pessoas terá visões e opiniões diferentes quando passarem por experiências semelhantes.

 

Considerando isso, uma pessoa que possui o mesmo, ou mais, conhecimento numa determinada profissão pode ter menos sucesso que outro indivíduo.

 

A PNL diz que é possível transformar os resultados analisando os padrões comportamentais de pessoas de sucesso e aplicá-los na vida de qualquer indivíduo para alcançar as mesmas soluções, ou ainda melhores. Isso se chama modelagem.

 

 

4. ALGO TE PRENDE À DEPRESSÃO?

Com a intenção de nos proteger, nossa mente subconsciente sempre luta para nos manter num estado que ela entende como padrão de equilíbrio através de ideias que surgem na mente. Comportamentos e decisões nos afastam de algumas situações.

 

O problema é que nem sempre ela influencia ações positivas. É óbvio que, na maioria das vezes, isso é inconsciente.

 

A pessoa pode se manter presa em depressão porque o subconsciente entende, em algum momento, que suas consequências são benéficas. Como assim?

 

Se você descobre que sofre de depressão e, por conta disso, as pessoas começam a te tratar com mais carinho, lhe dão mais atenção, etc.

 

Esse estado acaba se tornando um padrão de equilíbrio, e sua mente subconsciente acredita que é um bom lugar para ficar.

 

Outra situação comum é aquela em que a pessoa se mantém deprimida porque, de maneira inconsciente, ela acredita que pode causar tristeza em alguém caso viva uma vida mais plena, feliz e cheio de conquistas.

 

Um ex, um irmão, amigo que não tenha sucesso na vida, pode ser uma dessas pessoas.

 

A PNL pode, facilmente, identificar uma característica inconsciente que te prende em circunstâncias semelhantes. Os terapeutas dizem que poucas sessões são suficientes para isso.

 

 

5. COMO A PNL PODE AJUDAR?

Através da PNL é possível investigar o que está faltando em sua vida para alcançar a felicidade. Aquilo que, realmente, é necessário, obter, desbloquear ou ressignificar.

 

Algumas pessoas nem acreditam mais que podem ser felizes ou não sabem, ao certo, o que precisam, só querem se livrar desse sentimento.

 

A depressão, no entanto, não é a causa principal dos problemas, mas é uma consequência, um sintoma ou reflexo das complicações e características da sua vida.

 

Os profissionais que trabalham com a PNL utilizam técnicas necessárias para descobrir como estão os pilares de sua vida, para entender qual característica deverá ser trabalhadas e quais competência deverá ser  adquirida.

 

É necessário trabalhar nas causas e descobrir a origem das tristezas que se transformaram em depressão.

 

Se o problema for causado por tristezas passadas, não resolvidas, como perda de um familiar, a PNL fará com que você consiga aceitar e perda e reverenciar os caminhos da alma da pessoa, caso acredite nisso.

 

Talvez você tenha trilhado uma rota profissional que não fosse exatamente aquela que desejou tanto, porque a família não concordou, a situação financeira impediu, o marido não deixou e, pelas mudanças dos planos, isso acabou trazendo uma tristeza profunda ao passar dos anos.

 

A sensação de não ter alcançado o propósito de vida vai desfazendo o sentido das coisas e os o motivos para seguir em frente .

 

A PNL pode trabalhar na aceitação dessa história, na colheita dos fatos positivos que ocorreram nesse caminho, fazer a pessoa entender que existem infinitas maneiras de completar esse vazio, que sempre há tempo para tentar novamente ou alcançar um novo objetivo de vida.

 

Muitas pessoas encontram um propósito de vida após a aposentadoria, por exemplo.

 

Existem muitos institutos e profissionais que trabalham com a PNL. Com uma simples pesquisa no Google, você pode encontrar alguém para te ajudar ou um curso que vai mudar completamente a sua vida.

Não continue sofrendo.

 

 


Everton Bonfá

Everton possui formação tecnológica e é fascinado pela mente humana. Tem dedicado seu tempo para disponibilizar conteúdos com base nos estudos e pesquisas que têm lhe ajudado a se tornar um ser humano melhor.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *