Por muitos anos, a meditação foi considerada uma prática, exclusivamente, religiosa restrita aos monges budistas, induístas e yogis.
Essa realidade está mudando. Podemos até dizer que meditar está na moda. Isso foi possível graças ao grande respaldo científico existente hoje.
Grandes nomes da Neurociência como Richard J Davidson da Universidade de Wisconsin EUA, Daniel Goleman e Jon Kabat-Zinn de Massachusetts foram os pioneiros, responsáveis por introduzir um estudo mais amplo sobre os efeitos da meditação e a mente dos meditadores.
A exploração da ciência sobre os efeitos da meditação foi algo sugerido pelos próprios praticantes. O famoso Monge Dalai-Lama foi um deles.
As descobertas deram início a uma nova era da psicologia, em que muitos terapeutas, entre outros profissionais, começaram a recomendar essa prática em seus tratamentos.
Continue lendo e descubra alguns dos principais efeitos benéficos, comprovados, da meditação.
1. BENEFÍCIOS FÍSICOS
Os efeitos físicos são vários durante a meditação. A introdução é feita através da respiração profunda, normalmente, usando o diafragma, que já traz os primeiros sintomas de desaceleração cerebral.
A respiração consciente e ordenada oxigena o cérebro de maneira mais eficaz, e os seus movimentos estimulam as terminações nervosas a comandarem a produção da Acetilcolina (ACH).
Alguns dos efeitos desse hormônio no organismo são:
- A vasodilatação (dilatação das veias, o que faz com que o sangue corra mais depressa nas veias)
- Redução da frequência cardíaca a partir da diminuição da contração do coração (regulando a taxa cardíaca)
- Aumento de secreções (salivação e sudorese)
- Relaxamento intestinal
- Contração de músculos.
Sempre que entramos em repouso e desaceleração, o sistema autônomo Parassimpático entra em ação.
Ele é responsável por fazer a manutenção dos processos do corpo, regulando o funcionamento das glândulas e modifica o comportamento dos genes.
As consequências do estímulo desse sistema no corpo podem ser desde a diminuição das inflamações até o aumento da imunidade.
A prática diária da meditação pode ser um reforço imenso à prevenção ou até à cura de certos problemas de saúde.
2. BENEFÍCIOS EMOCIONAIS
Se você conseguir criar um hábito diário de alguns minutos de meditação, num prazo de 2 meses, aproximadamente, será possível aumentar a atividade do córtex pré-frontal.
Essa região do nosso cérebro é responsável pelos processos ligados à cognição, racionalização, clareza, foco, controle e muitos mais.
Essa melhoria em sua vida pode te ajudar a controlar a ansiedade, a agir com mais razão, ampliar a criatividade, diminuir vícios e compulsividades. Resultado disso será uma vida mais tranquila, sem ações impulsivas e confusas.
3. BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO
Meditar a longo prazo torna você uma pessoa mais assertiva, mais paciente, com mais memória e mais focada.
Em termos de saúde, ela ajudará a combater a depressão, prevenir o Alzheimer, ataques cardíacos, AVC, diminuir os efeitos de doenças crônicas, como Diabetes, Fibromialgia e zumbidos nos ouvidos.
As mais surpreendentes descobertas de todas são: Melhoria da recuperação das células e mudanças genéticas com o aumento dos Telômeros.
Os Telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas das nossas células onde fica empacotado o DNA. A diminuição dessas terminações causam o envelhecimento. A prática contínua da meditação pode desacelerar esse processo e prolongar a sua vida.
4. Atenção Plena
Existem muitos tipos de meditações, uma das mais estudadas hoje é a chamada: Mindfulness ou Atenção Plena em português
Mindfulness é uma prática em que trabalhamos a consciência para se manter no presente, percebendo quais são os pensamentos, sensações do corpo e emoções nos momentos que ocorrem.
Além de nos manter cientes das sensações, essa meditação propõe atenção e foco durante as tarefas, alimentações e momentos de lazer.
Imagine o quanto deixamos de aproveitar a maioria dos momentos e como somos ineficientes no que fazemos por estarmos com a mente distante.
A atenção plena pode impedir que você aja de forma automática como de costume, e talvez seja a melhor opção para quem não se sinta à vontade com a ideia de silenciar a mente com método mais tradicional.
5. BENEFÍCIOS GERAIS
A meditação é uma prática muito simples que pode ser considerada um remédio sem efeitos colaterais e, sem sombra de dúvidas, não só capaz de mudar a vida de indivíduos, mas da sociedade.
Teríamos pessoas melhores, mais saudáveis, menos custos para o nosso sistema de saúde, o que poderia, também, garantir uma economia melhor, com uma sociedade mais feliz e, com certeza, mais próspera.
Afinal, todas as doenças que nos acometem hoje em dia, frutos, não só, de um estilo de vida sedentário e com alimentação ruim, mas de um corpo que não suporta o excesso de preocupações e pressões psicológicas, muitas vezes, estabelecidas por nós mesmos.
Se você nunca praticou ou tem dificuldades com a meditação, chegou a sua hora de inserir essa prática em sua vida e desfrutar de todos os benefícios. Conheça o Curso online de Meditação.
2 comentários
Monica · 10 de julho de 2020 às 01:30
Realmente, a meditação faz diferença na nossa vida, acalma a mente e traz inúmeros benefícios. Sem contar nesse curso de meditação que você citou no final, estou fazendo e adorando, é bem prático e ajuda quem quiser aprender a meditar.
Everton Bonfá · 17 de julho de 2020 às 00:45
Gratidão pelo comentário, Monica. Espero que aproveite muito o curso, e que a prática da meditação ajude a transformar a sua realidade.