Vamos começar com uma pergunta simples e direta: você pratica o amor-próprio?
Muitas pessoas passam a maior parte das suas vidas cuidando das outras, procurando maneiras de demonstrar seus sentimentos, seja para com os familiares, amigos ou nas relações amorosas.
Entretanto, neste vai e vem de demonstrações, as pessoas acabam esquecendo de si mesmas e dos cuidados que precisam direcionar a elas.
Esse cuidado é extremamente necessário, pois o seu relacionamento consigo mesmo é o mais importante e duradouro de toda a sua vida.
Se esse relacionamento for saudável, você conseguirá se manter de pé diante das mais diversas situações, pois você terá a si mesmo para contar no final de tudo, não importa o que aconteça.
Sabendo disso, enumeramos 5 maneiras de te ajudar a conquistar o amor-próprio.
1. LIBERTE-SE DA CULPA
A culpa é um dos sentimentos que acaba por inibir o desenvolvimento pessoal em todas as áreas, e pode impedir o alcance do amor-próprio.
Quando você se sente culpado por alguma coisa, é normal que também exista o sentimento de não merecimento.
Assim, você começa a criar um ciclo de sabotagem e autodestruição, acreditando que não é digna das coisas boas da vida.
Para conseguir se amar verdadeiramente, você precisa, primeiramente, se libertar desse sentimento destrutivo que é a culpa.
Encare o que está te martirizando e, como um aprendizado, retire a melhor lição dele.
Lembre-se que todas as coisas acontecem com algum propósito, nos trazer experiência e autoconhecimento. Você precisava passar por determinadas situações para conseguir ser uma pessoa melhor.
2. TENHA COMPROMISSO CONSIGO MESMO
Comprometer-se consigo mesmo é um cuidado que você deve exercer, sempre, como prioridade de vida.
Então, faça uma lista de metas de curto, médio e longo prazo, pratique atividades físicas, tire um momento para você, cuide da sua alimentação, medite, etc.
Este é o momento em que você deve se priorizar, olhando para si mesmo e para as suas necessidades.
Algumas pessoas podem dizer que não é possível ter o cuidado próprio como meta, porque a prioridade são os filhos, a família, etc.
Isso, também, ajudará a cuidar melhor das pessoas ao seu redor, melhor serão suas relações interpessoais, mais forças terá para se dedicar às necessidades dos outros.
Poderá, realmente, amar as pessoas a partir do momento que esse sentimento por si próprio for o suficiente para poder doar para outro.
3. APROVEITE SUA PRÓPRIA COMPANHIA
Grande parte das pessoas não tem o costume de sair sozinhas, ou, simplesmente, não conseguem se divertir sem uma companhia.
Esse é um passo muito importante. Comece a analisar o que você sente quando não consegue ninguém para sair, ou está fazendo algo sozinho em casa.
Se tem dificuldade para se entreter e sente solidão o tempo todo é sinal que precisa mudar. É provado cientificamente que, inconscientemente, as pessoas preferem estar do lado quem está bem consigo mesmo.
De alguma forma, as pessoas demonstram que cultivam o amor-próprio no jeito de andar, de se expressar, de olhar, e conseguem influenciar o interesse dos demais, mesmo que isso não seja intencional.
Se você marcar algo com alguém e a pessoa acabar cancelando, vá mesmo assim, procure sair, viajar, ir ao cinema sozinho.
Novas amizades e ótimos momentos podem estar reservados para quando estiver só. Isso pode ser melhor do que você imagina.
4. ALIMENTE PENSAMENTOS POSITIVOS
Você já percebeu que os pensamentos negativos parecem bem mais atrativos que os positivos?
Isso acontece porque as pessoas dão maior relevância para aquilo que é ruim, o que faz com que os problemas aumentem.
A prova disso é que estamos quase sempre pensando em coisas que podem dar errado, como se não houvessem possibilidades de darem certo.
Para evitar isso, procure focar-se nos bons pensamentos e no lado positivo que pode existe em qualquer situação.
Quando um pensamento ruim, de incertezas, medo ou passado, lhe vier à mente, procuro, sempre, cancela-lo com algum comando mental que você mesmo pode criar.
Essa prática contínua pode se tornar um hábito que aos poucos abrirá espaço para pensamentos mais leves. Lembre-se, o excesso de negativismo e lembranças ruins pode trazer vários transtornos.
5. ESTABELEÇA RELAÇÕES SAUDÁVEIS
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a busca por alcançar o amor-próprio, e até mesmo a autoestima, não é um caminho que você faz sozinho.
Diversas pessoas vão participar dessa trajetória, sejam amigos, familiares ou casos amorosos. O pronto aqui é que estas pessoas precisam lhe fazer bem.
Em função disso, priorize as relações saudáveis, com pessoas positivas, que lhe causam um bem-estar e que são mais alegres.
Em contrapartida, afaste-se, ao máximo, de quem você sabe que deseja o seu mal, mas não alimente ódio e ressentimentos pelas mesmas.
0 comentário